segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Goiabada com queijo

Meu marido e minha mãe amam goiabada. Ontem, para agradá-los, fiz esta sobremesa do restaurante Carlota, da chef Carla Pernambuco. 

Embora suflê seja um pouco mais trabalhoso, a combinação queijo e goiabada compensa!




Suflê de Goiabada com Calda de Catupiry

Ingredientes
1/2 kg de goiabada
8 claras batidas em neve
1/2 xícara de requeijão
2 xícaras de água
1/2 xícara de Catupiry
1 xícara de creme de leite

Como fazer
Dissolva a goiabada com a água quente até ficar com consistência pastosa e deixe esfriar.
Derreta o requeijão, o catupiry e o creme de leite em banho-maria. Deixe esfriar.
Bata as claras em neve (acrescente uma pitada de sal, que elas crescem muito mais rápido).
Misture a goiabada com as claras e, em forma própria para suflê (8 pequenas), leve ao forno moderado para dourar por aproximadamente 10 minutos.


* O livro:

3 comentários:

  1. Oi Bruna!!! Vim prestigiar o blog e pegar umas dicas.... e vi essa receita. Gente, eu AMO essa receita!!! Fiz a primeira vez uns 10 anos atras e dividiu opinioes na minha familia. A maioria amou, outros nao gostaram.Mas ela foi repetida muitas vezes (sinal q deu certo) e eu ja tinha ate me esquecido dessa ela. Na verdade ela foi trocada pela receita nova - sufle de Nutela! rs Mas vou resgatar a boa e velha combinacao de goiabada com queijo e matar minha vontade fazendo de novo pq agora fiquei com agua na boca. beijao e bon appétit =)

    ResponderExcluir
  2. Bru!!!!!!!!!!!

    Eu fiz essa receita!! Fiquei super curiosa quando vi no blog e resolvi fazer (duas vezes até!!!). Eu, pessoalmente, AMEI! Mas, da mesma forma que a menina aí de cima comentou, dividiu opiniões. Alguns gostaram, outros não.

    Só fiquei triste porque o souflê sai lindoooo do forno mas da 2 minutos já ta todo murcho e afundado. Isso é mal de souflê ou tem algum segredinho pra ele ficar firme?

    Porque quando vejo a foto do seu, imagino que pra eu tirar uma foto assim teria que ter a maquina pronta ao lado do forno na hora de tirá-lo, e ter todo mundo com seu pratinho esperando pra comê-lo, se não, puft, afundou! haha

    Beijos

    Marina

    ninademarina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Meninas, realmente esta sobremesa divide opiniões, pois foge do tradicional. Mas acreditam que ela é a mais pedida do restaurante Carlota, aqui em SP, há anos? Virou clássica e não sai mais do cardápio!

    Quanto a murchar, é a dura realidade do suflê.
    Mas não é tão rápido assim, não! Ele murcha por uma razão apenas, o choque do quente do forno com o frio do ambiente. Mas isso deve acontecer somente após ficar um tempo na mesa, ou quando é dada a primeira garfada.

    Se está acontecendo antes, garanta que as claras estejam bem batidas, para crescerem por igual e "segurarem" o suflê, e o forno esteja na temperatura certa na hora de colocar. Se preferir, deixe no forno desligado até levar para a mesa e lá tire a fotinho!

    Me avisa se deu certo!! beijos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sugestão ou crítica!

Bruna