quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

TOP10 Utensílios


Dentre todas as opções no mercado, tenho 10 utensílios que não dispenso de jeito nenhum. Se você só puder escolher 10 itens, que sejam estes. Vão facilitar, e muito, a vida na cozinha!!

1 - Faca do chef - ela pode ter entre 15 e 30cm. A lâmina é triangular e a ponta é ligeiramente curvada, facilitando o ato de picar. Use-a para tudo. Aqui vale um investimento em marcas como Tramontina, WMF ou Zwilling. Lembre-se de mantê-la afiada.

2 - Xícaras medidoras - geralmente são vendidas em conjuntos (1, 1/2, 1/3 e 1/4 de xícara). Elas medem muito bem tanto os ingredientes secos quanto os líquidos. Você pode escolher qualquer material e comprá-las no supermercado.

3 - Descascador de legumes - o modelo que uso tem a lâmina de um lado e a extremidade pontiaguda para tirar os caroços. É amplamente usado em restaurantes e reduz o tempo para descascar qualquer alimento. Lojas especializadas em artigos para cozinha vendem várias opções.

4 - Tábua - existem as de madeira e as de polipropileto. A vantagem da última é que não tira o fio das facas. Sugiro ter em dois tamanhos, pequena e média.

5 - Colher de madeira - a velha e boa colher de pau serve para tudo e não arranha suas panelas! Use sem moderação. Apenas tenha o cuidado de lavar bem e deixar arejar para secar, pois absorve o sabor.

6 - Batedor manual - feito com voltas de arame e cabo de metal são a marca registrada dos chefs. Pode parecer frescura, mas qualquer massa, molho ou clara em neve batida com ele fica melhor e leva menos tempo. Tenha dois, um pequeno e um médio.

7 - Mixer - prefira um que venha com mini processador junto. Assim você pode não só bater os alimentos, como picar, cortar e moer desde cebolas até pequenas porções de carne.

8 - Batedeira - gosto da manual pela mobilidade. Você pode utilizá-la até dentro de uma panela, se precisar. Marcas recomendados são Arno e Cuisinart.

9 - Pinça - uso-as para tudo, ao invés de garfos ou colheres. Tenha duas, uma pequena e outra grande.

10 - Cortadores de massa - são vendidos em jogos ou individualmente, comprei os meus redondos e os uso para dar forma ao alimentos no prato, como risoto ou purê.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sugestão ou crítica!

Bruna