quarta-feira, 13 de abril de 2011

Ovo Poché, o desafio!

Eu simplesmente adoro ovo poché (ou escalfado). Mas todas as tentativas sempre acabavam em desastre. Claras esbranquiçadas pela panela inteira, gemas muito duras e a cozinheira, eu, jurando nunca mais comprar ovos!

Várias tentativas e livros de técnicas depois, decidi começar a usar uma concha para fazê-los. Funcionava, mais ainda não era aquilo tudo...

Até que, na semana passada, achei esse pequeno utensílio na Utilplast, que me pareceu bom demais para ser verdade... A promessa dele era um ovo poché perfeito, redondinho e sem bagunça.

As instruções eram simples: aquecer uma panela pequena com água e quando ferver, colocar o utensílio, com o ovo quebrado dentro.

Resolvi fazer um tira-teima, com os dois métodos:



Usei a minha tradicional concha e o novo utensílio, ambos untados com óleo. O tempo foi o mesmo para os dois: 6 minutos. Mas o resultado, um pouco diferente...

Como sempre acontece  com a concha, o ovo  cozinha, mas fica irregular, sem formato definido. Já com o utensílio, não tive esse problema. O ovo saiu perfeitinho, bem redondo.




Em resumo, para quem, como eu, ama ovo poché, mas não consegue fazê-lo com perfeição sem uma ajudinha, vale a pena ter este utensílio na cozinha! Aprovado!


LEMBRETE.: Já se inscreveu no Sorteio? Se não, clique aqui.

4 comentários:

  1. Dica de como fazer o ovo poché normalmente. Ferva 2 dedos de água, depois desligue o fogo e adicione um pouco de vinagre (Não dá gosto no ovo) e quebre o ovo perto da água. NÃO MEXA no ovo por 4 minutos, depois é só tirar com uma escumadeira. Lembre-se durante o cozimento do ovo mantenha o fogo desligado. ;)

    ResponderExcluir
  2. Oii Fábio, essa dica é nova! Vou dar mais uma chance ao ovo e testar! Mas confesso que quando se trata de ovo poché, minhas habilidades culinárias me deixam na mão! rsrs

    ResponderExcluir
  3. Hum.... agora sim se tornou viavel hahaha
    Adorei a dica! ;-)
    beijao

    ResponderExcluir
  4. Eu vi no programa Cozinha prática ela fazendo ovos poche num plástico filme, é muito prático.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sugestão ou crítica!

Bruna