segunda-feira, 20 de junho de 2011

TOP 5 Utensílios curiosos na minha cozinha

Como boa cozinheira em treinamento, fico doidinha em lojas de cozinha. Sempre tem uma novidade interessante. Aquela coisinha que vai mudar totalmente a vida. Pelo menos é o discurso para me auto-convencer da necessidade imediata de mais um utensílio. E confesso que sou muito persuasiva... Sempre me convenço! 

Organizando a cozinha na semana passada, me deparei com alguns itens curiosos. A maioria tem apenas uma finalidade e ajudam bastante no dia-a-dia. Mas principalmente em noites de jantares especiais, onde cada tempinho ganho é fundamental. São eles:



Termômetros de carne 
Tenho um grande, para assados inteiros, e vários pequenos, para cortes. A cocção da carne é definida por sua temperatura interna. Com os termômetros, você consegue ter certeza do ponto de cozimento, sem precisar cortar a carne antes de servir.

Bem-passado – 77°C / 170°F
Ao ponto – 71°C / 160°F
Mal-passado – 66°C / 150°F
Sangrando – 60°C / 140°F





Descascador de milho 
Talvez a palavra certa fosse "debulhador" de milho, pois essa é a verdadeira função dele. Fazer aquelas espigas cozidas virarem pequenos grãos em tempo recorde. Muito útil para quem, como eu, não gosta de comprar milho em lata. Usei para fazer o curau de milho e caviar e ganhei muito tempo com ele. Recomendo! 




Modeladores de Nhoque 
Esse não tem como finalidade facilitar a vida, na verdade, ele ainda cria mais uma etapa. Mas é uma etapa cheia de charme. Sabe aquele nhoque trabalhadinho, com riscos uniformes, todo bonitinho? Então, é feito com estes modeladores. Depois de cortado, você os pressiona no modelador de sua escolha (riscos pequenos, médios ou grandes) e pronto! Os nhoques ficam com uma carinha mais profissional, como o de abóbora com carne seca, que fiz um tempinho atrás.



Escovinha para limpar cogumelos 
Já falei aqui no blog sobre como limpar cogumelos frescos, mas vale um repeteco: nunca mergulhe em água, pois eles são como esponjas, absorvem tudo. A melhor maneira é limpar com uma escovinha (esta da foto), ou um pano de louça limpo. Para o consommé de clementinas a escovinha é quem garante todo o frescor do prato. Elas vêm em vários formatos, essa minha é um shitake.





Modelador de Almôndegas 
E outras cositas mais, claro. Essa tesoura diferente é muito prática para modelar qualquer alimento, seja ele carne, massa ou pães. Usei recentemente para dividir e modelar pães de queijo, garantindo que todos ficassem iguais. Muito prático e rápido!


Tenho ainda algumas outras coisinhas, como prensas para carne, descascador de pinhão, faca de ostra, pinça para peixe, etc. Mas esses aqui são os meus xodós, os que mais uso. Mas, se você ainda está em um passo anterior, montando a cozinha, dá uma olhadinha nos básicos da minha cozinha, para ver se ajuda...



12 comentários:

  1. Bruninha,
    Vc é muito chique! Preciso dessas coisinhas na minha cozinha tb...=)
    Adorei o debulhador de milho...p fazer um mingau sem sofrer...e o cogumelo, mt fofo!
    Crescemos e nossos brinquedos mudaram, né!
    Um bejim grande!

    ResponderExcluir
  2. Curiosos não... indispensáveis :)
    Vou já atrás de uma escovinha de lavar cogumelos.

    ResponderExcluir
  3. Adorei!!! Eu não tenho tantas coisas curiosas assim, até pq a cozinha nem é minha, mas quando for a minha vez!!! ai sim!!!!
    Adorei a escovinha de cogumelos!Beijos

    ResponderExcluir
  4. Sou louca por esses modeladores de nhoque!!! bjs
    Maura

    ResponderExcluir
  5. Meninas, concordo com vcs, crescemos e os brinquedinhos mudam. E de curiosos, passam a indispensáveis. A gente se acostuma bem rápido com as coisas boas, né? rsrs beijos e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  6. Onde posso arranjar esse modelador de almondegas? adoraria comprar um! obrigada

    ResponderExcluir
  7. Inês, eu comprei este na loja americana William-Sonoma. No Brasil, se tem um lugar que deve ter é a loja Dragonetti, você conhece? Se não, dá uma olhadinha neste post:

    http://gourmandisme.blogspot.com/2011/02/comprinhas.html

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá obrigada por me ter ajudado mas eu sou portuguesa e moro em Lisboa. Para este lado de cá, não sabe de nenhum loja? Na william-sonoma tenho que encomendar por internet? beijinho

    ResponderExcluir
  9. Inês, me desculpe a demora em responder. A William-Sonoma até um tempo atrás não entregava no Brasil, mas agora começou a enviar para mais de 75 países. Tenho certeza que Portugal está nesta lista! O site deles é: http://www.williams-sonoma.com beijos

    ResponderExcluir
  10. Oh meu obrigada :D vou ver se desencanto uma coisa dessas. Beijo e mais uma vez, obrigada :D

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de saber onde comprar esse modelador de nhoque, ou o nome especifico.
    Obrigada Débora Pessuto

    ResponderExcluir
  12. Debora, comprei os modeladores de nhoque na loja Barra Doce, em Moema. Já falei dela neste post:

    http://gourmandisme.blogspot.com/2011/03/adocando-vida.html

    beijos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sugestão ou crítica!

Bruna