sexta-feira, 23 de setembro de 2011

É primavera... E eu tô voltando pra casa...

Para mim, o começo da nostalgia pelo recém encerrado inverno, minha estação favorita. Mas também animação com os novos ingredientes frescos chegando no mercado. Embora hoje em dia a gente consiga quase tudo o ano inteiro, eu ainda gosto do prazer antigo de encher a cesta com o que há de mais fresco em cada estação.

Nos próximos meses, estes são os ingredientes que não faltarão na minha cozinha:

Aspargos
Brancos ou verdes, eles só aparecem na primavera. Vale ressaltar que a diferença entre eles não está só na cor. Os aspargos brancos são mais raros, suaves e macios. Ficam perfeitos sozinhos, acompanhados de um vinagrete simples. Já os verdes, são mais duros e o sabor é mais forte. Em compensação, são mais comuns e acompanham muito bem vários pratos. Minha sugestãoAspargos, Cogumelos e Ovo Caipira com Trufas

Cenouras
Elas estão em sua melhor fase na primavera. Grandes, macias e cheias de cor. São perfeitas cozidas por horas em ensopados com cordeiro, mas também cozidas rapidamente em água e salteadas em manteiga. Velhas conhecidas de todos, dispensa maior apresentação. Minha sugestão: Sopa de Cenoura e Laranja 

Mangas
Passei muito tempo sem ligar muito para elas. Mas nos últimos tempos, acho que estou compensando bem o tempo perdido. A dica na hora da compra é não escolher as muito maduras. Um pouquinho do amargor equilibra o doce excessivo. Ficam ótimas com frutos do mar, frango ou porco. Mas a minha combinação favorita é com foie gras. Minha sugestão: Foie Gras grelhado sobre Lascas de Manga 

Ruibarbo
Até alguns anos atrás, o ruibarbo era um legume. Mas hoje em dia já se convencionou que é fruta! Afinal, sua doçura e o sabor lembrando levemente morangos, não deixam mais dúvidas. Este ano ainda não fiz nada com ele, mas nos próximos dias vou adaptar uma cuca especialmente para ele. Minha sugestão: Cuca de Ruibarbo (basta substituir a banana da receita original pelo ruibarbo).

                                   ------------------------------------------------------------



E assim, com a primavera começando, aproveito para me despedir de Florianópolis e voltar pra Sampa!




Confesso que já deu saudade de casa...

11 comentários:

  1. Bruna,
    Tem toda a razão temos que aproveitar os produtos da estação, principalmente por possuírem melhor qualidade, também contém menor quantidades de defensivos e por último o preço é menor.
    Beijo
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Bom retorno com muita inspiração!
    FELIZ PRIMAVERA!

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Depois de uma longa temporada de muita chuva aqui no Sul, nem acredito...é primavera!!!!
    Vontade de correr pra cozinha e fazer pratos coloridos para saudar a nova estação.

    Bjus, Alessandra

    ResponderExcluir
  4. Aaaammmoooo Floripa que é um 'capítulo à parte' neste Brasil.
    Quanto à estação.... sou totalmente rendida e apaixonada pelo outono.
    Coisinha minha de confissão tá?
    Parabéns pelo lindo post
    Bj♥s

    ResponderExcluir
  5. Imagino que no Sul tenhamos estaçòes mais bem definidas do que no Rio onde moro (oficialmente). Mas, como estou fora do país há algum tempo, estou tendo o prazer de ver as estações entrarem e sairem, deixando suas características. Muito bom isso!
    Quanto ao ruibarbo, só fui apresentada a ele há pouco tempo, desde que comecei a me envolver com a comunidade bliogueira na área gastronômica, pois nunca o vi vendendo no Rio nem aqui na Coréia, onde estou. Fico super curiosa para conhecer esse novo sabor. Pelo visto ele é encontrado com facilidade no Sul, não?

    ResponderExcluir
  6. Bruna, fico contente que estas voltando :) Adorei as sugestões para a primavera.
    Só uma coisa, eu já comi ruibarbo e ele não estava nada doce :s Uma tarte que comi do mesmo fez minha língua cortar de tão azedo que estava hehe
    Mas que ele combina com o morango, combina! Parece que nasceram um para o outro :)
    Um beijo, Queila

    ResponderExcluir
  7. Essa é a estação que eu mais gosto. As flores da primavera me encantam!
    Bom retorno e qdo puder dá uma passadinha nos meus cantinhos
    bjs e ótimo domingo
    Vivi
    www.viviass.blogspot.com
    www.meublogdereceitasfavoritas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Estive em Floripa poucas vezes, mas ainda não a aproveitei ao máximo. Há muito que ver e fazer por lá.
    A primavera chegou, exceto pela mudança nas flores, ainda não senti, porque minha cidade é muito fria... Lá se vão 10 anos e ainda não me acostumei.
    Que venham as saladas e pratos leves. Eventualmente as sopas (pelo menos aqui...rs!).
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  9. Passou rapidinho né Bru, coisas boas passam rápido. Mas que bom que vc voltou, embora não tenha abandonado a gente mesmo assim, que bom que fez boa viagem amiga. Feliz Primavera prá vc tbém, ótima semana

    ResponderExcluir
  10. Pessoal, pois é, a primavera chegou... Fico aqui com saudades já do friozinho do inverno, mas ansiosa pelos novos pratos!

    Renata, ainda não é muito fácil encontrar ruibarbo no Sul não... Em SP só em lugares específicos. Acho que ele ainda não caiu nas graças dos brasileiros, porque na europa é outra coisa... todo lugar tem!

    Queila, o ruibarbo pode estar azedo às vezes, é verdade. Mas tenta de novo... É tão bom! rs

    Josy, querida, vc disse tudo! Tudo que é bom sempre passa rapidinho...

    beijos a todos e obrigada pelos carinho!

    ResponderExcluir
  11. Bruna, estivemos em Floripa na semana retrasada e amamos! Que cidade linda! Nossa, sua estação preferida também é o inverno? Eu costumo dizer que minha estação preferida é o outono em qualquer parte do mundo,mas,no Brasil, eu prefiro o inverno mesmo por causa das temperaturas! Adoro um friozinho aconchegante! Beijão!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sugestão ou crítica!

Bruna