quarta-feira, 27 de junho de 2012

Le Comptoir Relais Saint-German: o primeiro bistrô

Comecei a fazer uma lista de bistronomiques (bistrôs gastronômicos) que queria conhecer em Paris alguns meses antes de vir. Hoje essa lista já tem mais de 30 endereços, e continua aumentando. Acho que em 6 meses consigo... 

Mas para isso, nada de perder tempo. Já fui no primeiro da lista: Le Comptoir Relais Saint-German


O conjunto inclui um restaurante, uma creperia e um hotel pequeno e muito charmoso, um ao lado do outro no bairro de Saint German de Pres e todos comandados pelo chef queridinho do momento Yves Camdeborde. E por queridinho leia-se "impossível de conseguir uma reserva" nas noites da semana, quando uma mesa para experimentar o menu de cinco pratos a 45 euros requer meses de antecedência.

Mas... Durante o almoço e nos fins de semana o Le Comptoir funciona como brasserie! Isso significa um cardápio clássico de bistrô francês, preço razoável e uma horinha de fila de espera na frente do lugar (não há reservas). Já adianto que vale a pena... 


Para começar, vinho nacional, claro! Esse se chama Sens e é da região de Crozes-Hermitage, próximo ao rio Rhône. Esses vinhos são equilibrados, saborosos e por aqui têm um preço muito justo! Em torno de 14 euros no supermercado e o dobro disso nos bistrôs.


Para a entrada eu não resisti e escolhi o politicamente incorreto mas absurdamente delicioso Foie Gras. As duas fatias são acompanhadas de um coração de alface grelhado, geléia de figo e uma fatia de brioche.


Para o prato principal, como eu estava com vontade de comer carne, fui no "bife da casa". Esse pedaço gigante de contra-filé ao molho rôti e acompanhado de um purê de batatas com o mesmo molho.


E para finalizar... Arroz doce (chamado por aqui de Riz au Lait) coberto com uma farofa de framboesas.

Se eu não tivesse tantos outros lugares para conhecer, voltaria aqui toda semana!


Le Comptoir Relais Saint-German
9 carrefour de l'Odeon
Saint German de Pres

10 comentários:

  1. É uma delícia conhecer Paris por seus comentários e fotos. Espero que consigas alcançar a meta de visitar os locais, estarei aqui esperando para conhecer um pouco mais dessa cidade tão linda. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréa, fico muito feliz que estejas gostando dos posts daqui!!! Um grande beijo, Bruna

      Excluir
  2. Que pratos lindos, Bruna! Viajar é bom demais, né? Aproveite bastante esses dias longe da rotina na cidade mais linda do mundo! Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  3. Ai Bruna, que delícia!!!!Fiquei com água na boca,literalmente!É sacanagem fazer isso com uma grávida!Rsrsrs...Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh Olivia, isso foi só o começo! Tem tanta coisa boa ainda... :) bjoss

      Excluir
  4. hummmm....paris é o maximo em materia gastronomica!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi querida,
    Conheci seu blog a pouco tempo, mas amei e hoje não pude deixar de te seguir de vez já que vc está em Paris... kkk Amo essa cidade, terra de meus antepassados. Estive aí no ano passado e morri de saudades com todos os seus comentários. Talvez vc não saiba e senti necessidade de te dizer: seu projeto de 6 meses em Paris tá me deixando maravilhada, sei que tem muita gente que te segui e torce muito por vc, de certa maneira é como se todos nós tivéssemos tb nos mudado pra Paris, alugado um ap contigo e fazendo o curso juntos. Estou amando tudo isso!
    Sucesso e vou esperar novos posts.
    Beijão
    Luciana Leal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Luciana, muito obrigada pelo carinho! É bom saber que não estou sozinha nessa aventura, posso compartilha-la com pessoas queridas que me acompanham! Um grande beijo, Bruna

      Excluir

Deixe seu comentário, sugestão ou crítica!

Bruna