terça-feira, 27 de novembro de 2012

Notícias do lado de cá...

Queridos leitores e leitoras, muito obrigada a todos que continuam vindo aqui todos os dias à espera de um novo post. Quero muito escrever e contar tudo o que anda acontecendo por aqui. Mas, como estou na reta final do curso na Le Cordon Bleu, o foco é total!

Prometo que volto com todos os detalhes depois da formatura, no dia 20 de dezembro. 
Vocês me esperam? 

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

La Grande Epicerie de Paris!

Não sei como não tinha falado desse lugar ainda... Afinal, estou por lá quase toda semana! Não se assustem, nem sempre é para comprar. Muitas vezes é só para ficar andando pelos corredores e conhecendo os produtos de toda parte do mundo que são vendidos por lá...

Mas, vamos por partes. A Grande Epicerie de Paris faz parte do Le Bon Marché (loja de departamentos ao estilo da Galeries Lafayette, só que mais exclusiva e com apenas uma loja na cidade). Elas ficam uma ao lado da outra no bairro de Saint German des Près.

Por fora ela pode até passar despercebida...


Mas por dentro é o sonho de consumo de todo e qualquer gourmet! Você começa pela parte de verduras...


Aí passa pela padaria, açougue, peixes, etc... No meio disso tudo tem uma prateleira refrigerada recheada com vários tipos de foie gras...


Aí vem a parte de temperos...


Com direito a potinhos de Pimenta Rosa do Brasil (a 228 euros o kilo!!!) bem ao lado do francesíssimo Bouquet Garni...


Mostardas...


Cozinha criativa, com vários ingredientes e acessórios moleculares!


Enfim, um verdadeiro parque de diversões para quem gosta de cozinhar! Imperdível!

La Grande Epicerie de Paris
38 Rue de Sèvres 75006 Paris

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Túnel do tempo direto para a Belle Epoque francesa!

Nova York tem a Grand Central Station. Paris tem a Gare de Lyon. Uma estação enorme, linda, e com uma delicioso restaurante, o Le Train Bleu. Inaugurado em 1901, ele continua intacto e refletindo totalmente o período da Belle Epoque francesa!

Mas, tenho que ser sincera, por fora o lugar parece um pouco estranho... De um lado estão os trens...


Do outro, uma luz azul brilhante com o nome do restaurante...


Mas é só entrar para esquecer tudo...


Charme para todos os lados...


O jantar foi com uma amiga querida que estava me visitando por aqui. Ela escolheu um entrecôte ao molho béarnaise e a minha escolha da noite foi o Steak Tartare, que embora lá na minha Blumenau seja preparado (sob o nome super alemão de Hackepeter) na frente do cliente, na França esse hábito perdeu-se há tempos. É tudo feito nos bastidores. 

Sabendo disso, imaginem minha surpresa quando o garçom parou com todo o "kit" na minha frente! Steak tartare clássico, preparado de forma clássica...


Eis o resultado... O melhor que comi até hoje, fora de Blumenau, lógico.


Portanto, se tiver qualquer passeio programado para sair/chegar na Gare de Lyon (Disneyland, Outlet La Vallée Village, Château de Fontainebleau, etc...), não deixe de fazer uma refeição no Le Train Bleu! Estou querendo voltar lá para o brunch, que dizem ser delicioso!

Le Train Bleu
Gare de Lyon 75012 Paris
www.le-train-bleu.com